segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Material SME de 17/08 a 21/08

 



Material de complementação escolar SME semana de 17/08 a 21/08


E não esqueça: tem atividades novas no Teams!

Matemática (agosto)

Produção de Texto - História Maluca com personagens do Folclore


Agosto é o mês do Folclore. Mas o que é Folclore? É o conjunto de histórias (lendas), músicas, danças, culinárias, brincadeiras, trava-línguas, cantigas de roda, que são passadas de uma geração para outra, de pais para filhos e netos. E para comemorar o dia 22 de agosto, Dia do Folclore, vamos escrever uma história bem doida. Isso aí. Uma história maluca! Vamos misturar tudo. Escrever o que quiser, como quiser. Única regra: nessa história devem aparecer pelo menos 3 personagens folclóricos. Você pode escolher: Saci, Yara (sereia), Boto, Curupira, Lobisomem, Cuca, Mula-sem-cabeça, Boitatá, Bumba-meu-boi... Se você tiver dúvida, não se preocupe. Vou deixar um link com as lendas para vocês lerem e recordarem.

Então, invente uma história onde aparecerão 3 personagens folclóricos. Seja criativo! Não existe certo ou errado. Existe a sua história. Criada por você. Com todos os detalhes. Pense em tudo. Eles se conhecem? São amigos? Inimigos? O que acontece para que eles se encontrem? Outras pessoas aparecem nessa história? Alguma criança? Um caçador? Animais da floresta? Acontece algo estranho? Escreva com calma. Capriche! Faça de conta que você é um autor de um livro infantil. A história é sua.

Para aqueles que não estão conseguindo acessar o Teams, podem enviar o texto para o e-mail: alfabetizandonaemma@gmail.com que eu corrijo e devolvo.

 

Para recordar (e se inspirar):

Quintal da cultura = O que é Folclore? 

Turma do Folclore (12 lendas + 20 músicas) 

Turma do Folclore (4 lendas + 4 músicas)